A toxina botulínica tipo A é um complexo proteico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum.
Para fins unicamente médicos é utilizada uma forma injetável da toxina botulínica purificada. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável pela contração dos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.
Desta forma, a toxina botulínica interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura e, por essa razão, as linhas de expressão são suavizadas. Em muitos casos, uma semana após a aplicação, elas ficam praticamente não notáveis e os efeitos duram de quatro a seis meses.
Visto as informações acima, a toxina botulínica tem sido utilizada para tratamento de rugas de expressão. Outras indicações são o sorriso deprimido (para baixo), tratamento de hiperidrose (suor excessivo) axilar, palmar (nas mãos) ou plantar (nos pés).
muito utilizado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto, a toxina botulínica, ou botox, como é popularmente conhecido, ainda trata linhas como:
A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas, seguindo uma técnica simples e rápida. Por ser injetada com uma agulha muito fina, a maioria das pessoas relata que é suportável a sensação da picada. Pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico, que será passado 1 hora antes da aplicação.
Efeitos colaterais são raros, mas podem ocorrer.
O efeito começa 24 a 72 horas após a aplicação e é bem notável após 3 a 5 dias.
Se for necessária alguma complementação, esta deverá ser realizada dentro de 15 a 20 dias após a aplicação.
O paciente pode retomar as atividades normais imediatamente.
Importante: não esfregar ou massagear as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose de pálpebras. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer (mas felizmente são raras):
Muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.
A toxina botulínica não vai resolver todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode diminuir rugas sob os olhos, não é possível reparar os danos causados pelo sol. A espessura de pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da toxina botulínica. Um cirurgião plástico qualificado é a melhor pessoa para avaliar a adequação do tratamento para você.
Por isso é importante buscar um médico de confiança, que conheça as técnicas e o produto, bem como, possua as melhores indicações para o tipo de pele e rosto.
Cadastre-se aqui para receber boletins e textos informativos de cirurgia plástica.
Faça uma avaliação com um profissional que prioriza um alto padrão de segurança e qualidade.
Em cumprimento ao Código de Ética Médica, que não permite a divulgação de valores de cirurgias, o orçamento será definido após a consulta e indicação médica.