Esta cirurgia almeja diminuir a flacidez da face e pescoço, assim como atenuar algumas rugas desta região.
A Ritidoplastia pode ser associada ao tratamento de algumas gorduras localizadas na face e pescoço, além da realização conjunta da blefaroplastia.
A ritidoplastia não elimina TODAS as rugas, mas o conjunto dos efeitos alcançados com a cirurgia pretende levar a uma face rejuvenescida. É possível associar, posteriormente, as toxinas botulínicas na face visando reduzir mais ainda algumas rugas.
No caso de dúvidas, a paciente deve entrar em contato com seu médico o qual estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.
Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que a paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.
Após as fotografias pré-operatórias e o preparo dos cabelos, a cirurgia se inicia sob anestesia local com sedação ou geral, dependendo da indicação do anestesista ou da preferência do cirurgião e em conformidade com o(a) paciente.
As incisões cirúrgicas são planejadas para que fiquem discretas ao máximo. Inicia-se no cabelo, contornam as orelhas, sobem em direção ao couro cabeludo atrás da orelha e, posteriormente, penetram na região do cabelo. Como todas as cicatrizes, estas passarão por uma evolução natural até sua completa maturação (por volta de 6 a 12 meses), mudando do róseo ao tom semelhante da pele. Mas é bom lembrar que elas estarão lá, discretas, mas permanentes.
Removem-se os excessos de pele. É uma cirurgia de passos delicados e dura cerca de 5 a 6 horas, dependendo das associações cirúrgicas como pálpebras, sobrancelhas, mento (queixo), injeções de gordura e outras. Deve-se sempre considerar um tempo maior de permanência na clinica de cirurgia plástica (cerca de 2 a 3 horas), em função do período que antecede a cirurgia para a preparação e anestesia, bem como do período de recuperação pós-anestésica. A internação hospitalar é recomendada por 24 horas ou de acordo com cada caso em particular.
O(a) paciente sai da sala de operações com um curativo tipo “capacete” que é mantido por 24 horas, quando é feita a primeira troca por faixa, que fica mais 3 a 5 dias. Sugerimos que o paciente traga um lenço de cabeça e óculos escuros para seu retorno ao domicílio.
Toda cirurgia tem riscos, mas estes são geralmente previsíveis e na maioria das vezes, controláveis.
A cirurgia estética, por ser um procedimento eletivo (não é urgência), apresenta uma conduta cirúrgica planejada, razão pela qual os riscos sistêmicos a ela inerentes são menores que uma urgência, mas também tem seu risco natural e os imprevistos. Tudo ao nosso alcance será feito para evitá-los, buscando os melhores resultados. É importante lembrar que os maiores interessados nos bons resultados são paciente e o cirurgião. O bom relacionamento entre ambos deve ser sempre procurado nas consultas.
Proibidos, pois podem causar sangramento e hematoma:
OBSERVAÇÃO: Sangramentos copiosos ou variações volumétricas exageradas (inchaços) (na maioria das vezes unilateral) e de acontecimento súbito, acompanhados de dor, devem ser imediatamente comunicados ao seu médico. Pode se tratar de um hematoma e deve ser avaliado prontamente.
É comum o(a) paciente observar assimetrias e pequenas irregularidades na face que são absolutamente normais pois a metade direita da face é diferente da esquerda, inclusive na maneira de reagir à cirurgia. Assim, de um lado poderá haver mais edema (inchaço) que o outro ou um lado absorver mais rapidamente o edema que o outro.
A sensibilidade da face também é diferente nesta fase. Isto tudo vai retornando ao normal com o passar do tempo, pois o organismo precisa se recuperar.
Lembre-se que nenhum resultado cirúrgico deve ser avaliado antes dos três meses da intervenção, considerando a redução do inchaço. O nosso organismo trabalha dentro de uma forma ordenada e um tempo certo. Temos que controlar nossas ansiedades e aguardar a evolução natural pois aqui não podemos interferir para mudar o curso do processo cicatricial.
Equimoses (manchas roxas na pele), edema (inchaço), pequenos hematomas que podem drenar espontaneamente ou necessitar de drenagem cirúrgica, deiscência de pontos (abertura de um ponto ou outro). Outras mais complexas, mas que felizmente são raras: infecção, grande abertura de pontos, necrose parcial ou total da pele da face, grandes hematomas que precisam ser drenados em centro cirúrgico e outras intercorrências pertinentes a qualquer procedimento cirúrgico. Nestas eventualidades é fundamental manter a calma e conversar profundamente com seu médico.
A ritidoplastia não é cirurgia para o resto da vida. A qualidade dos resultados sofre alterações contínuas ao longo dos anos. Alguns fatores como idade, variação do peso corporal, qualidade e textura da pele, influências hormonais, exposições prolongadas ao sol, estilo de vida, etc. interferem no envelhecimento na face , independente de ter ou não sido operada.
A ritidoplastia não interrompe o processo evolutivo de envelhecimento, logo seus resultados não são definitivos. Podemos operar a mesma pessoa duas ou três vezes, variando somente alguns detalhes técnicos nas reoperações. A pessoa estará sempre melhor na aparência do que se nunca tivesse sido operada.
Não é possível, através da cirurgia, prometer algum resultado relacionado a idade, como se a pessoa fosse regredir no tempo. Apesar disto parecer óbvio é importante frisá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos desinformados ou pela Mídia distorcida, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade. Nenhum cirurgião plástico consegue voltar no tempo.
IMPORTANTE: Resultados definitivos somente devem ser considerados após 6 a 12 meses da cirurgia.
Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.
A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar da paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.
Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.
MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa. Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.
Consulte informações sobre seu cirurgião plástico junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Cadastre-se aqui para receber boletins e textos informativos de cirurgia plástica.
Faça uma avaliação com um profissional que prioriza um alto padrão de segurança e qualidade.
Em cumprimento ao Código de Ética Médica, que não permite a divulgação de valores de cirurgias, o orçamento será definido após a consulta e indicação médica.