A Ninfoplastia, também chamada de Cirurgia íntima, é uma cirurgia realizada nas bordas dos pequenos lábios da vulva, retirando pele e mucosa excedente para fora dos grandes lábios.
Esta cirurgia pode ser indicada quando o tamanho dos pequenos lábios excede os grandes lábios, trazendo incômodo durante a relação sexual, quando dá grande volume em biquíni e lingeries, quando dói ou incomoda no dia a dia ao usar roupas justas, ou quando somente atrapalhar esteticamente.
Geralmente após a cirurgia íntima poucas pacientes se queixam de dor intensa. O pós-operatório é tranquilo, habitualmente, mas apresenta algum inchaço.
Após a cirurgia não há impedimento para ficar sentada e a sensibilidade retorna ao normal assim que o inchaço for passando. E a higiene local é muito importante.
Deve-se tomar antibiótico e evitar relação sexual por cerca de 30 dias.
Não há necessidade de se retirar pontos. A anestesia pode ser local com sedação ou RAC. A paciente opera e obtem alta hospitalar no mesmo dia.
No caso de dúvidas, a paciente deve entrar em contato com seu médico o qual estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.
Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que a paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.
O pós-operatório da Ninfoplastia não é muito doloroso, causando algumas vezes inchaços e equimoses (roxo).
A cirurgia não atrapalhará a sensibilidade dos pequenos lábios nem do clitóris.
Da mesma forma que em várias outras cirurgias plásticas, o resultado definitivo poderá ser observado do terceiro ao sexto mês de pós-operatório. Mas com um mês após a cirurgia já se vê um resultado bem significativo
São muito raras as complicações neste tipo de cirurgia, porém podem ocorrer hematomas, infecção e a abertura de um ponto ou outro.
Algumas recomendações de pós-operatório incluem:
Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.
A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar da paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.
Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.
MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa. Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.
Consulte informações sobre seu cirurgião plástico junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Cadastre-se aqui para receber boletins e textos informativos de cirurgia plástica.
Faça uma avaliação com um profissional que prioriza um alto padrão de segurança e qualidade.
Em cumprimento ao Código de Ética Médica, que não permite a divulgação de valores de cirurgias, o orçamento será definido após a consulta e indicação médica.