Ninfoplastia

Ninfoplastia : Pequenos Lábios

A Ninfoplastia, também chamada de Cirurgia íntima, é uma cirurgia realizada nas bordas dos pequenos lábios da vulva, retirando pele e mucosa excedente para fora dos grandes lábios.

Esta cirurgia pode ser indicada quando o tamanho dos pequenos lábios excede os grandes lábios, trazendo incômodo durante a relação sexual, quando dá grande volume em biquíni e lingeries, quando dói ou incomoda no dia a dia ao usar roupas justas, ou quando somente atrapalhar esteticamente.

Geralmente após a cirurgia íntima poucas pacientes se queixam de dor intensa. O pós-operatório é tranquilo, habitualmente, mas apresenta algum inchaço.

Após a cirurgia não há impedimento para ficar sentada e a sensibilidade retorna ao normal assim que o inchaço for passando. E a higiene local é muito importante.

Deve-se tomar antibiótico e evitar relação sexual por cerca de 30 dias.

Não há necessidade de se retirar pontos. A anestesia pode ser local com sedação ou RAC. A paciente opera e obtem alta hospitalar no mesmo dia.

 

Orientações Pré-Operatórias

  • Deve-se evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 30 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
  • Não usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes a cirurgia.
  • Não fumar nos 30 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.
  • A menstruação não é impedimento à realização da cirurgia, mas convém programá-la para fora do período menstrual.
  1. Jejum de 08h antecedendo a cirurgia (inclui água também) – apenas tomar medicações de uso habitual, com o mínimo de água possível.
  2. Não realizar depilação ou raspar pêlos do corpo se forem próximos à área que vai ser operada.
  3. Não chegar com cabelo molhado no dia da internação
  4. Trazer para internação TODOS exames e avaliações realizadas
  5. Trazer receita médica ou a caixa dos medicamentos em uso
  6. Não ingerir álcool por 5 dias antes da cirurgia
  7. Não tomar sol intenso 14 dias antes da cirurgia
  8. Lavar bem dentro do umbigo 1 (um) dia antes da cirurgia
  9. Parar de fumar 30 dias ates da cirurgia e se não parou: AVISAR O MÉDICO.
  10. Suspender medicações: Ácido Acetilsalicílico, o AAS, que é comercializado pelo nome de Aspirina, Bufferin,  ou qualquer outro que o contenha na sua composição, no período de 7 a 10  dias antes da cirurgia, assim como ticlopidina ou clopidogrel.
  11. Suspender anticoagulantes naturais, Ginkgo Biloba, assim como orais (marcumar, marevan).
  12. Suspender medicamentos para emagrecer e moderadores de apetite, como: anfetaminas, sibutramina, etc.
  • A paciente precisa deixar bem claro na consulta antes da cirurgia se toma qualquer tipo de antidepressivo, para avaliar a necessidade de suspensão ou não desta medicação antes da cirurgia.
  • Não passar NENHUMA maquiagem no dia da cirurgia.
  • Retirar esmalte e base, dentaduras, aliança, anéis, brincos, piercing,  pulseiras ou outros adornos
  • Trazer produtos de higiene pessoal para internação: escova de dente, toalha, chinelos, shampoo

No caso de dúvidas, a paciente deve entrar em contato com seu médico o qual estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.

Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que a paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.

Orientações Pós-Operatórias

O pós-operatório da Ninfoplastia não é muito doloroso, causando algumas vezes inchaços e equimoses (roxo).

A cirurgia não atrapalhará a sensibilidade dos pequenos lábios nem do clitóris.

Da mesma forma que em várias outras cirurgias plásticas, o resultado definitivo poderá ser observado do terceiro ao sexto mês de pós-operatório. Mas com um mês após a cirurgia já se vê um resultado bem significativo

São muito raras as complicações neste tipo de cirurgia, porém podem ocorrer hematomas, infecção e a abertura de um ponto ou outro.

Algumas recomendações de pós-operatório incluem:

  • Evitar relações sexuais por 30 dias.
  • Não usar calças, bermudas e shorts justos.
  • Evitar banho de mar e piscina nos primeiros 15 dias.
  • Usar as pomadas indicadas e medicamentos via oral recomendados.
  • Compressas geladas nos primeiros 3 dias, para evitar um inchaço maior da região.
  • Fazer a higiene local adequadamente conforme explicação do médico toda vez que for ao banheiro.

Considerações Finais

Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.

A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar da paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.

Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.

MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa. Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.

Consulte informações sobre seu cirurgião plástico junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.