Hiperidrose é uma condição que provoca suor excessivo, mesmo quando a pessoa está em repouso. Condição médica em que a pessoa sua excessivamente e de forma imprevisível, pessoas com hiperidrose podem suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas da pessoa são hiperativas.
A avaliação médica é o primeiro passo para um diagnóstico correto. Através dela, é possível realizar alguns exames, como o teste de amido-iodo, que ajuda a delimitar a área de hiperidrose.
A partir da realização desses exames e, com base nos resultados, o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado.
A toxina botulínica tipo A é um complexo proteico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum, e vem sendo usado para o tratamento da hiperidrose.
Para fins unicamente médicos, a toxina botulínica é utilizada de forma injetável. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável pela contração dos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.
Desta forma, a toxina botulínica, interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura, podendo ser utilizada para hiperidrose axilar, palmar ou plantar.
O tempo de ação varia de 4 a 12 meses, dependendo do caso e do local aplicado. As reaplicações repetem os resultados na imensa maioria das vezes.
Quando aplicada sob a pele, a toxina bloqueia a passagem do estímulo que provoca o suor, inibindo as contrações para expeli-lo. Como a hiperidrose é apenas uma abundância de suor, a toxina botulínica é capaz de aboli-la temporariamente.
Considerando que o nervo e a glândula de suor ficam íntegros, após um período de tempo, que depende do local onde a toxina botulínica foi aplicada, passa o efeito da toxina botulínica e o estímulo nervoso volta a agir e o suor retorna. No entanto,basta reaplicar a toxina botulínica para que o desaparecimento da hiperidrose novamente ocorra.
A substância é injetada em pontos de maior sudorese a cada 2cm, seguindo técnica simples e rápida. Por ser injetada com uma agulha muito fina, a maioria das pessoas relata que é suportável a sensação da picada. Pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico, que será passado 1 hora antes da aplicação. Efeitos colaterais são raros, mas podem ocorrer.
O efeito começa 24 a 72 horas após a aplicação e é bem notável após 3 a 5 dias. Se for necessária alguma complementação, esta deverá ser realizada dentro de 15 a 20 dias após a aplicação.
O paciente pode retomar as atividades normais imediatamente.
Importante: não esfregar ou massagear as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do corpo. Efeitos colaterais e complicações podem ocorrer (mas felizmente são raros):
Muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.
Gostaria de saber mais sobre os tratamentos para a Hiperidrose?
Cadastre-se aqui para receber boletins e textos informativos de cirurgia plástica.
Faça uma avaliação com um profissional que prioriza um alto padrão de segurança e qualidade.
Em cumprimento ao Código de Ética Médica, que não permite a divulgação de valores de cirurgias, o orçamento será definido após a consulta e indicação médica.