Ginecomastia: Cirurgia e Tratamento
Ginecomastia é o crescimento das mamas masculinas gerado por acúmulo de gordura ou crescimento da glândula mamária masculina.
A cirurgia
Na cirurgia de ginecomastia é feito um corte pequeno na parte inferior do mamilo, removendo por esta incisão a glândula mamária do homem. A anestesia utilizada pode ser local, com sedação, ou geral, de acordo com a indicação e, geralmente, o paciente recebe alta no mesmo dia, não necessitando de internação. É possível a adoção da lipoaspiração como procedimento coadjuvante ao tratamento.
Orientações Pré-Operatórias
- Deve-se evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 30 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
- Não usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes a cirurgia.
- Não fumar nos 30 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.
- Jejum de 08h antecedendo a cirurgia (inclui água também) – apenas tomar medicações de uso habitual, com o mínimo de água possível.
- Não realizar depilação ou raspar pêlos do corpo se forem próximos à área que vai ser operada.
- Não chegar com cabelo molhado no dia da internação
- Trazer para internação TODOS exames e avaliações realizadas
- Trazer receita médica ou a caixa dos medicamentos em uso
- Não ingerir álcool por 5 dias antes da cirurgia
- Não tomar sol intenso 14 dias antes da cirurgia
- Lavar bem dentro do umbigo 1 (um) dia antes da cirurgia
- Parar de fumar 30 dias ates da cirurgia e se não parou: AVISAR O MÉDICO
- Suspender medicações: Ácido Acetilsalicílico, o AAS, que é comercializado pelo nome de Aspirina, Bufferin, ou qualquer outro que o contenha na sua composição, no período de 7 a 10 dias antes da cirurgia, assim como ticlopidina ou clopidogrel.
- Suspender anticoagulantes naturais, Ginkgo Biloba, assim como orais (marcumar, marevan).
- Suspender medicamentos para emagrecer e moderadores de apetite, como: anfetaminas, sibutramina, etc.
- O paciente precisa deixar bem claro na consulta antes da cirurgia se toma qualquer tipo de antidepressivo, para avaliar a necessidade de suspensão ou não desta medicação antes da cirurgia.
- Não passar NENHUMA maquiagem no dia da cirurgia.
- Retirar esmalte e base, dentaduras, aliança, anéis, brincos, piercing, pulseiras ou outros adornos
- Trazer produtos de higiene pessoal para internação: escova de dente, toalha, chinelos, shampoo
No caso de dúvidas, o paciente deve entrar em contato com seu médico o qual estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.
Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que o paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.
Causas
Andrógenos são hormônios que criam características masculinas, tal como crescimento de pelos, tamanho do músculo e voz grossa. Estrogênios são hormônios que criam características femininas. Todos os homens possuem andrógenos e estrogênios.
As alterações nos níveis desses hormônios, ou como o corpo utiliza ou responde a esses hormônios podem causar aumento das mamas nos homens.
Mais da metade dos meninos desenvolve ginecomastia durante a puberdade. Na vida adulta pode haver outras causas:
- Doença hepática crônica
- Exposição a hormônios esteroides anabolizantes
- Exposição a hormônio estrogênio
- Falha renal e diálise
- Falta (deficiência) de testosterona (hormônio masculino)
- Uso de maconha
- Tratamento hormonal para câncer de próstata
- Envelhecimento
- Câncer quimioterapia
- Tratamento com radiação dos testículos
- Efeitos colaterais de algumas medicações (cetoconazol, espironolactona, metronidazol, cimetidina)
- Causas raras incluem:
- Defeitos genéticos
- Hipertireoidismo
- Câncer
Ginecomastia (novo aumento do volume da mama operada)se a causa que gerou não for removida. Nesses casos há necessidade de uma cirurgia com os custos arcados pelo paciente.
Pós-operatório
- Neste período inicial após a cirurgia, o aspecto da mama não corresponde ao resultado final. É necessário aguardar um período que varia de 1 a 3 meses até o desaparecimento completo do inchaço e ocorrer a acomodação da pele.
- No pós-operatório faça sua alimentação habitual/normal;
- Procurar manter-se em repouso com a cabeceira da cama elevada (por exemplo, com dois travesseiros) e não levantar-se bruscamente, sem auxílio, para evitar tontura.
- Em caso de dor, utilizar analgésico, conforme receita; caso haja febre ou dor refrataria aos analgésicos entre em contato com seu medico ou vá até o hospital.
- Os curativos poderão ser molhados durante o banho e a seguir secados com uma toalha e um secador de cabelos morno/frio, a 20cm de distância, para evitar queimaduras;
- Os pontos serão retirados por etapas, no consultório. Os drenos serão retirados em uma das consultas, quando for mais seguro para o paciente.
- Deve-se evitar a elevação do braço acima dos ombros, para não fazer tração sobre a mama, por 15 dias;
- As cicatrizes dos cortes podem ter aspecto róseo ou levemente avermelhado nos primeiros 6 meses, clareando e adquirindo a cor próxima a cor prévia da pele antes da cirurgia;
- Usar roupas que sejam fáceis de vestir, de preferência abotoadas na frente;
- O paciente poderá dirigir automóvel entre a 3ª semana e fazer ginástica após 1 mês e meio.
- Deve-se evitar a exposição das áreas operadas ao sol por 3 a 4 meses; se isso não for possível, deve-se utilizar protetor solar com fator de proteção acima de 30;
- As gazes devem ser retiradas para tomar banho, ou trocadas após o banho;
- Evitar deitar de bruços, para não comprimir o novo mamilo.
Procedimento para esvaziar o dreno
- lavar as mãos;
- abrir a tampa do sistema coletor;
- desprezar o conteúdo em um copo descartável;
- fazer pressão negativa no sistema coletor (retirar todo o ar do recipiente);
- fechar a tampa;
- medir e anotar horário e volume com uma seringa de 20 ml;
- fazer pressão negativa no sistema coletor a cada 12 horas.
Considerações Finais
Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.
A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar do paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.
Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.
MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica e a confiança no cirurgião plástico sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa.Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.
Consulte informações sobre seu cirurgião plástico junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.