A Blefaroplastia é a cirurgia estética das pálpebras que tem por objetivo remover os excessos de pele, bolsas de gordura e parte das rugas desta região.
É uma cirurgia mais frequentemente indicada após os 30 anos de idade, em função dos fenômenos de envelhecimento. No entanto, a presença de bolsas de gordura ou flacidez precoce das pálpebras estáligada a fatores genéticos, o que pode tornar recomendável a cirurgia para os mais jovens.
A blefaroplastia pode ser superior e/ou inferior e a indicação vai depender da necessidade de cada caso.
Durante a primeira consulta o paciente deverá expor o que gostaria de melhorar, ponderando com o seu cirurgião sobre os limites técnicos e as possibilidades que a cirurgia oferece.
No caso de dúvidas, a paciente deve entrar em contato com seu médico o qual estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.
Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que a paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.
É importante enfatizar que os “pés de galinha” são resultantes da ação do músculo orbicular dos olhos e não é o objetivo da blefaroplastia bloquear definitivamente a ação e movimentação destes músculos, logo estas rugas permanecerão. POR ISTO, a complementação deste procedimento com a toxina botulínica muitas vezes é aconselhada para um melhor resultado.
A cirurgia é realizada em hospital, em caráter ambulatorial, ou seja, tendo sua alta prevista para o mesmo dia ou com permanência de 24h no hospital.
A anestesia é preferencialmente local com sedação, podendo também ser geral a critério do anestesista e das particularidades de cada caso.
A cirurgia dura cerca de 2 horas, devendo-se adicionar a este tempo o preparo e a recuperação pós-anestésica. Dependendo do caso existem detalhes que podem prolongar este tempo.
A remoção da pele da pálpebra superior é feita na quantidade cuidadosamente medida, deixando a cicatriz final escondida no sulco natural da pálpebra superior. Caso haja bolsa de gordura superior, estas também podem ser parcialmente removidas.
Na pálpebra inferior, a incisão da pele é feita próxima aos cílios, sendo a pele levantada e as bolsas de gordura, quando presentes, são parcialmente retiradas. O excesso de pele é finalmente removido e a sutura (pontos) aplicada.
Ao final da cirurgia serão colocados tampões de gazes com soro fisiológico gelado sobre os olhos com o objetivo de controlar o inchaço, assim como serão aplicados colírios, mantendo o repouso necessário no pós-operatório.
Equimoses (roxo), edema (inchaço), sensação de olho seco, trações no canto externo dos olhos, frouxidão da borda da pálpebra inferior (criando um espaço entre a pálpebra inferior e o olho), perda parcial dos cílios.
A pele e demais tecidos das pálpebras continuam envelhecendo, sofrendo a ação inexorável do tempo. A blefaroplastia não é uma cirurgia que dura para sempre. Poderá novamente ser recomendada dentro de anos. Esta nova cirurgia não é , entretanto, um retoque da primeira. É um novo procedimento que poderá ser indicado para tratar os efeitos do tempo sobre as pálpebras. Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia.
Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.
A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar da paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.
Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.
MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa. Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.
Consulte informações sobre seu cirurgião plástico junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Cadastre-se aqui para receber boletins e textos informativos de cirurgia plástica.
Faça uma avaliação com um profissional que prioriza um alto padrão de segurança e qualidade.
Em cumprimento ao Código de Ética Médica, que não permite a divulgação de valores de cirurgias, o orçamento será definido após a consulta e indicação médica.