O objetivo da Cirurgia Plástica do Nariz, chamada de Rinoplastia, é um resultado harmônico, natural, com formas e traços adequados para as peculiaridades da face de cada pessoa.
O Cirurgião Plástico vai ouvir os desejos de cada paciente e explicar as possibilidades cirúrgicas para cada caso. Juntamente com o paciente, o Cirurgião Plástico tentará chegar na ideia aproximada de nariz desejado conforme as peculiaridades de cada um, contanto que esta pessoa tenha uma expectativa realista. Não há como oferecer um nariz igual ao de outra pessoa nem como fazer um nariz igual para todo mundo, pois cada face tem um nariz adequado para suas características.
Ao indicar a cirurgia de nariz, temos que considerar o seu tipo de pele, a estrutura das cartilagens, as estruturas dos ossos nasais, a estrutura do septo e as proporções da face individualmente. O nariz é uma estrutura harmônica com a face e suas proporções. O nariz não pode ser considerado isoladamente sem medir comprimentos e ângulos da face, além de analisar as outras estruturas da face como boca, queixo, fronte (testa), orelhas, olhos, malar (maçã do rosto), entre outras proporções que influenciam no tamanho e harmonia do nariz.
A estrutura do nariz é complexa e varia em seu formato e estrutura conforme a etnia, raça, sexo, idade, genética, proporção facial, tipo de pele, entre outras especificações complexas de proporções de face.
Esclarecido esse importante ponto, fica mais fácil compreender que não há como fazer um nariz igual ao de um “artista” determinado ou de uma “modelo”, já que cada um tem seu nariz dentro das suas harmonias e medidas faciais, que possuem características diferentes em relação à face ou nariz.
Quando se entende estes aspectos, é possível perceber que um nariz que é bonito em uma pessoa pode ser que fique em desarmonia com o conjunto facial de outra pessoa.
É importante informar ao médico caso haja queixas funcionais, como dificuldades de respirar, reações alérgicas frequentes ou qualquer outra queixa relacionada ao nariz, pois pode haver alguma deformidade anatômica que pode ser operada no mesmo tempo cirúrgico para melhora funcional. Nesses casos, pode haver a necessidade de um otorrinolaringologista para se alcançar esses resultados. O seu cirurgião lhe dará todas as explicações necessárias.
No caso de dúvidas, a paciente deve entrar em contato com seu médico o qual estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.
Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que a paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.
A cirurgia pode durar de 1 a 3 horas.
A anestesia pode ser local com sedação ou geral, considerando-se a avaliação do anestesista e do cirurgião.
A cirurgia pode ser realizada através das narinas (conhecida como cirurgia fechada), com material apropriado para operar as estruturas nasais a serem modificadas, não resultando em incisões cirúrgicas com cicatrizes externas. A outra alternativa é a cirurgia com incisão externa (conhecida como cirurgia aberta) que possui discreta incisão na columela nasal (estrutura nasal entre as narinas) e o restante por dentro do nariz, mas deixam cicatrizes, no local da incisão cirúrgica, bem discretas . A indicação de cirurgia aberta ou fechada será feita em cada caso na consulta, já que as particularidades existem, assim como as alternativas para tratá-las.
Pode ser que haja necessidade de usar tampões nasais que permanecerão 1 ou 2 dias no pós-operatório. Neste período o(a) paciente deverá respirar pela boca. O curativo quase sempre envolve um gesso ou um material plástico moldável em cima do nariz com a função de imobilizar as estruturas nasais e controlar o edema durante os primeiros 7 dias, conferindo o repouso e estabilização necessários à cicatrização. Após a retirada do gesso nasal a paciente pode manter por algum tempo ainda curativo de micróporo somente por cima do nariz, ajudando no controle de edema e como um auxilio na estabilização nasal.
* Não trocar ou manipular os curativos, mesmo que haja um pequeno sangramento. Todas as trocas de curativos serão feitas no consultório, o paciente poderá somente andar com um lenço de papel para secar as secreções nasais.
Massagens nasais são estimuladas a partir de 2 semanas após a cirurgia. Como fazê-las será explicado nas consultas.
Temos que controlar nossas ansiedades e aguardar a evolução natural pois não podemos mudar muito o curso do processo de recuperação.
Equimoses (manchas roxas na pele), edema (inchaço), Extrusão de pontos (eliminação de pontos internos), deiscência de pontos (abertura algum ponto), pequenos sangramentos pelo nariz, vazamento de pequena quantidade de coriza hialina nos primeiros 10 dias, estruturas nasais internas inchadas com leve dificuldade de respiração pelo nariz nos primeiros dias. Raramente o sangue poderá deixar a escalera (conhecida como o branco do olho) avermelhada e isso não significa problemas, não devendo ser motivo de preocupações. Pode haver a formação de crostas que deverão se cuidadosamente removidas com cotonetes úmidos suavemente.
Outras ocorrências indesejáveis e mais complexas, que felizmente são raras: infecção, necrose parcial ou total da pele do nariz, epistaxe (sangramento intenso pelo nariz). Nestas eventualidades é fundamental manter a calma e conversar profundamente com seu médico que cuidará atentamente do seu caso.
Continuar confiando no seu médico ainda é o melhor caminho e ele saberá como lhe ajudar.
O nariz fica bastante inchado 1 mês, algum resultado mais fidedigno, mas ainda parcial, pode ser visto após 3 meses da cirurgia e o resultado definitivo demora de 6 meses a 1 ano.
Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.
A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar da paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.
Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.
MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa. Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.
Consulte informações sobre seu cirurgião plástico junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Cadastre-se aqui para receber boletins e textos informativos de cirurgia plástica.
Faça uma avaliação com um profissional que prioriza um alto padrão de segurança e qualidade.
Em cumprimento ao Código de Ética Médica, que não permite a divulgação de valores de cirurgias, o orçamento será definido após a consulta e indicação médica.