A Orelha Proeminente, muitos chamam de “orelha em abano”, é uma conformação congênita da orelha, de característica muitas vezes familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha) em relação à cabeça e alterações de alguns relevos da orelha. A otoplastia se propõe a modelar a cartilagem auricular.
A idade inicial para a correção deste tipo de alteração é a pré-escolar, ou seja, a partir dos seis aos sete anos de idade. Isto porque nesta idade as orelhas já estão quase totalmente formadas e no tamanho de adulto.
Quanto mais próximo aos seis anos de idade o paciente operar, pode ser melhor para evitar problemas de ordem psicológica e Bullying. Todavia, nada impede que tal correção seja feita em outras fases posteriores da vida.
No caso de dúvidas, a paciente deve entrar em contato com seu médico o qual estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.
Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que a paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.
A otoplastia é realizada sob anestesia local e sedação ou geral, a critério do anestesista e do cliente. Quando a criança é de baixa idade e se apresenta muito agitada ou ansiosa com a cirurgia, recomendamos a anestesia geral para conseguirmos a devida imobilização do(a) paciente. Neste aspecto é muito importante que a criança esteja motivada para a cirurgia e realmente desejando as melhoras propostas pois assim ela participa e colabora bastante com o procedimento, até permitindo a cirurgia com anestesia local.
A duração da cirurgia de otoplastia é de aproximadamente duas horas. A internação hospitalar pode durar 24h ou ser ambulatorial, ou seja, o (a) paciente pode ir para casa no mesmo dia, salvo se ocorrerem alterações pós-operatórias (recuperação anestésica, sangramentos). As cicatrizes deste tipo de cirurgia geralmente não são visíveis em razão de se localizarem atrás das orelhas. Sendo uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar de bom padrão.
As cicatrizes também podem evoluir com queloides dependendo da genética de cada um.
Equimoses (manchas roxas na pele), edema (inchaço), pequenos hematomas que podem drenar espontaneamente ou mediante procedimento, eliminação de pontos internos (por volta de 3 semanas), deiscência de pontos (abertura de um ponto ou outro).
Outras intercorrências indesejáveis e mais complexas, que felizmente são raras : infecção, grande deiscência de pontos, necrose parcial ou total da pele das orelhas, grandes hematomas que precisam ser drenados e as intercorrências pertinentes a qualquer procedimento cirúrgico.
Assimetria, por estourar um ponto que segurava o formato da cartilagem. Geralmente só ocorre isto se houver um trauma da orelha no pós-operatório recente.
IMPORTANTE: Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia.
Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.
A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar da paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.
Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.
MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa. Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.
Consulte informações sobre seu cirurgião plástico junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Cadastre-se aqui para receber boletins e textos informativos de cirurgia plástica.
Faça uma avaliação com um profissional que prioriza um alto padrão de segurança e qualidade.
Em cumprimento ao Código de Ética Médica, que não permite a divulgação de valores de cirurgias, o orçamento será definido após a consulta e indicação médica.